"Por vezes os meus pais queixam-se do gosto de Steven para se vestir, pois usa cores muito (sapatos laranja, por exemplo) e muda de penteado todas as semanas. Acho que não precisam de se preocupar, pois penso que ele está a descobrir quem é e a tentar diferentes formas de se sentir melhor com o mundo à sua volta. Sei por experiência própria que esse processo pode demorar"

"Nascido num dia Azul", Daniel Tammet.

Tammet é um indivíduo com o "síndroma de savant", uma forma extremamente rara de síndroma de Asperger (autismo de alto funcionamento), com as inerentes dificuldades de socialização e compreensão das mais básicas atitudes humanas. Ainda assim, compreende tão bem a adolescência e a procura de identidade. É realmente uma pessoa fascinante!

Faço a ponte com a Psicologia Criminal porque muitas pessoas, principalmente pais, desesperam com atitudes que não passam disso mesmo, procura de identidade. Claro que existe um limite, mas existem outros limites que devem ser explorados.

"Eu disse a ele para chegar às 23H e chegou às 23h30! Veja lá se não é motivo de preocupação?".... Não!

Considero mais preocupante o facto de não tentar do que a medição de forças com os pais e procura de identidade e independência na adolescência.

O que acham?



Leave a Reply.